quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ÉDER MAURO LIDERA PESQUISA PARA DEPUTADO FEDERAL NA REGIÃO METROPOLITANA.


O delegado Eder Mauro (PSD), candidato a deputado federal, desponta como o novo fenômeno de voto nas eleições 2014. É o que indica a pesquisa da Doxa realizada na Região Metropolitana de Belém. A pergunta foi aplicada de forma espontânea em que não se apresenta nenhum nome aos entrevistados. Eder Mauro se destaca em primeiro lugar com 16,5% das intenções de voto, o segundo colocado é o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) com 9,4%; a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) aparece em terceiro lugar com 5,1%. Wladimir Costa (SDD) é o quarto colocado, e a ex-governadora, Ana Júlia (PT) ficou na quinta posição. O percentual de quem ainda não tem candidato ultrapassa os 43%.

Serviço:
A pesquisa foi registrada no T.R.E sob o número PA-0005/2014.
Foram entrevistados 1.200 eleitores, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final. Intervalo de confiança é de 95%. 


terça-feira, 26 de agosto de 2014

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM:

MARINA EMPATA COM DILMA NA CORRIDA PRESIDENCIAL

A disputa para a presidência da República na Região Metropolitana de Belém (RMB) está tecnicamente empatada entre a candidata do PT, Dilma Roussef e Marina Silva, do PSB. De acordo com a pesquisa da Doxa, se a eleição fosse hoje, Marina Silva teria 37,2% das intenções de voto contra 35,9% da atual presidente, Dilma. Aécio Neves, do PSDB teria 16,5%; pastor Everaldo obteria 1,2%; enquanto que os demais candidatos pontuam abaixo de 1%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata do PT ganharia do tucano com 46,8% das intenções de voto contra 34,3%. Já num possível segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB ganharia de Dilma com 48,0% das intenções de voto contra 39,4% de Dilma.
Serviço:
A pesquisa foi registrada no T.R.E sob o número PA-0005/2014.

Foram entrevistados 1.200 eleitores, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final. Intervalo de confiança é de 95%. 


A CORRIDA ELEITORAL NO PARÁ:


DISPUTA ACIRRADA ENTRE JATENE E HELDER NA RMB

A disputa para o Governo do Estado do Pará na Região Metropolitana de Belém (RMB) está acirrada. Na pergunta espontânea, em que não é apresentado o nome dos candidatos, o atual Governador Simão Jatene obteve 32,8% e Helder Barbalho 30,4% das intenções de voto. Na pergunta estimulada Jatene sobe para 40,1% e Helder atinge 37,7%. Zé Carlos e Marco Carrera tem 1,7%; Elton Braga, 1% e Marco Antonio Nascimento, 0,5%; os brancos/nulos e indecisos somam 18,3%. É o que detectou pesquisa de intenção de voto realizada pela Doxa na RMB , após o início dos programas eleitorais de rádio e televisão. A RMB representa 27% do total de eleitores do Pará, equivalendo a 1 milhão e 400 mil eleitores.
Serviço:
A pesquisa foi registrada no T.R.E sob o número PA-0005/2014.
Foram entrevistados 1.200 eleitores, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final. Intervalo de confiança é de 95%.


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A CORRIDA AO GOVERNO DO PARÁ


 



Em novembro de 2013 a Doxa fez uma pesquisa estadual em que Jatene estava 10 pontos a frente de Helder. De novembro até a decisão final de que Jatene, de fato, seria candidato à reeleição, aconteceu um vácuo de indecisão política no ninho tucano. “Jatene iria renunciar ao mandato pra disputar fora do cargo por que não concordava com o instituto da reeleição”; “Jatene não seria mais candidato”. Essa indefinição causou estragos tremendos internos ao PSDB e aliados, bem como entre apoiadores históricos ao PSDB. Nesse quadro nervoso, Helder Barbalho e seus aliados ocupam esse vácuo deixado pela indefinição tucana. E seu potencial de intenção de voto cresce. Helder e seus aliados começam a jogar sozinhos, sem concorrentes a altura.
Quando as arestas tucanas são aparadas e Jatene define-se como candidato - o único que poderia enfrentar o avanço de Helder -, os aliados históricos, apoiadores e financiadores de campanha tucana animam-se, levantam-se e se preparam para luta eleitoral. O IBOPE apresenta sua primeira pesquisa estadual, indicando empate técnico entre os dois principais concorrentes (ligeira vantagem para Helder). Olhando o que a Doxa detectou em novembro/2013 significa dizer que Jatene está recuperando o espaço perdido devido à sua indefinição, àquela altura, em ser ou não ser candidato. Nas pesquisas internas realizadas na Região Metropolitana de Belém pela Doxa, podemos identificar essa recuperação de espaço. Agora todos os seis times estão em campo, dois jogando na Série A, um na B e os demais na C. Quem ganhará esse campeonato? Esperemos os próximos jogos já com a transmissão diária pelo rádio e TV.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A CORRIDA SENATORIAL NO PARÁ

A partir de dados de recentes pesquisas na Região Metropolitana de Belém (RMB) que representa 27% do total dos eleitores do Pará, identificamos, ainda, uma disputa sem favoritismo. No entanto, observa-se que algumas mexidas no tabuleiro eleitoral começam a ser percebidas. A estratégia de colar o candidato Helenilson Pontes como o candidato do governador está trazendo resultados positivos. O atual vice governador tem pouco potencial eleitoral em sua região, oeste do Pará, como tem o governador, Simão Jatene. Fora das sombras tapajônicas, Helenilson vem aumentando seu potencial de disputa. Hoje, na RMB, ele já ultrapassa o candidato do PSDB, Mário Couto.
O candidato Duciomar que ainda não colocou sua campanha na rua em Belém vem tendo uma forte rejeição na cidade que governou por oito anos. No entanto, observa-se, por outro lado, que Dudu ao se distanciar das sombras das mangueiras belenenses seu potencial de intenção de voto cresce dando-lhe competitividade real na disputa a única vaga no senado federal.
Jeferson Lima é um candidato metropolitano. Na RMB ele se destaca nessa corrida. Mas, ao correr o resto do estado, o candidato perde densidade eleitoral. Agora, é saber se o programa eleitoral vai lhe dar capilaridade além das fronteiras da região metropolitana.
O senador Mário Couto já foi bem posicionado na RMB. Apesar de ser o candidato do PSDB, não faz campanha com o governador, não é o candidato do governador (como foi em sua eleição há oito anos). Está perdendo densidade eleitoral. A sua reeleição está correndo um grande risco.

Paulo Rocha, candidato da coligação PMDB/PT, ainda está patinando na RMB. Não conseguiu crescimento, ao contrário caiu, comparando pesquisas que tivemos acesso. Ele melhora seu desempenho quando sai das esferas metropolitanas. Mesmo assim, é uma melhora tímida.