sexta-feira, 20 de junho de 2014


As pesquisas de opinião são importantes?
São sim! E para confirmar essa resposta,  os cientistas políticos da DOXA desenvolveram a Bússola Eleitoral, que se constitui numa poderosa ferramenta a disposição da Cidadania e fortalecimento do protagonismo dos eleitores. As pesquisas que compõem a Bussola eleitoral vão constituir uma série histórica, nas 12 regiões administrativas do Pará.
A primeira pesquisa foi feita na Região Metropolitana de Belém - RMB e teve o objetivo de verificar o comportamento dos eleitores e a sua capacidade de memória nos assuntos políticos, que vão desde o processo de escolha dos deputados, senadores e governadores. Além de verificar a preferência do eleitor e faz também a incessante busca pela real motivação da escolha de determinado político ao invés de outros.











quarta-feira, 4 de junho de 2014


A "BÚSSOLA ELEITORAL" E A QUALIDADE DOS POLÍTICOS

A pesquisa "Bússola Eleitoral" que está em campo na Região Metropolitana de Belém vai detectar a percepção dos eleitores dessa região em relação à qualidade dos políticos. A pergunta que vai mostrar essa percepção: "Você se considera responsável pela qualidade dos políticos de hoje?" Além disso, a pesquisa vai mensurar se o eleitor da Região Metropolitana se sente representado pelos políticos aqui do Estado do Pará. São duas de 44 questões que estão sendo aplicadas em campo. 

terça-feira, 3 de junho de 2014

PESQUISA "BÚSSOLA ELEITORAL" EM CAMPO

A equipe da Doxa iniciou, hoje, terça-feira, a primeira rodada da pesquisa "Bússola Eleitoral" na Região Metropolitana de Belém, abrangendo as cidades de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara. Os pesquisadores fecham a coleta de dados na sexta-feira. A partir de terça, a Doxa já estará com os resultados. O questionário é composto por 44 variáveis, englobando assuntos da política paraense, dos anseios e demandas da população, motivações do voto em deputado estadual e federal, avaliação de governos estadual e federal, intenções de voto ao governo do estado, ao senado, a presidência da República e aos cargos proporcionais. A próxima pesquisa será na região Guamá no nordeste paraense.