segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pesquisa de Mercado: O Diagnóstico para o seu negócio.



Muitas empresas e agências de publicidade ainda não cairam na real que a pesquisa é muito importante para diagnosticar um novo ou atual negócio. Leia o artigo do professor Marco Antonio Murara que fala um pouco sobre a importância de fazer pesquisa de mercado.

 “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” (Sun Tzu)

Quando você está doente e procura um médico, este vai fazer uma “pesquisa” para saber como você se sente, quais sintomas surgiram, há quanto tempo não está bem, possíveis intolerâncias e seu histórico clínico. Levando em consideração as informações “pesquisadas” o médico pode tomar decisões como: Qual remédio receitar, com que dosagem, duração do tratamento e possíveis necessidades de repouso.

Você pode tomar decisões por conta própria, comprando o remédio que achar correto, mas pela falta de conhecimento e informações corre o risco de não resolver o problema ou na pior das hipóteses agravá-lo ainda mais.

Quando uma empresa deseja determinar para onde quer ir, primeiramente ela deve saber onde está, como está e quais as chances de chegar onde pretende. Portanto, é muito importante que conheça seus pontos fortes, pontos fracos, que conheça seus concorrentes e seus clientes.

A Pesquisa mercadológica é a mais confiável ferramenta para obter informações precisas sobre um mercado, produto, serviço ou público-alvo. Com ela você também pode fazer testes que indicam a possibilidade de sucesso ou insucesso de uma estratégia.

Costuma-se dizer que o menor dos prejuízos é o primeiro: A Pesquisa. Caso, por exemplo, você queira montar uma indústria cujo investimento total seria de R$ 200 mil e a pesquisa apontar que o negócio é inviável, você se livrou de um grande prejuízo graças a um investimento na pesquisa. Este investimento com certeza será uma parcela bem pequena em relação ao investimento total de implantação.

Tomar decisões sem ter informações em mãos, ou seja, sem pesquisar o mercado é como tomar remédios sem prescrição médica. Se você tiver sorte pode melhorar, caso contrário, as alternativas são: Pensamento positivo, Simpatias, Orações, etc. Sobre o Autor
Administrador (CRA/SC 12.852)
Especialista em Comuicação Integrada de Marketing
Professor Universitário das disciplinas de Negociação e Empreendedorismo
Analista Técnico Sebrae/SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário