segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Candidato a Mestre em Ciência Política analisa eleições 2010 no Pará

Por Manuel Dutra
Dornélio da Silva (foto), diretor da Doxa Pesquisa e Comunicação, recebeu hoje a notícia de que está entre os aprovados no curso de Mestrado em Ciência Política da UFPA. Ex-radialista, agora vai ser pesquisador acadêmico e não apenas pesquisador de opinião eleitoral.


O projeto que apresentou à universidade, do qual nascerá a dissertação de Mestrado, tem o título "Obras e Serviços e a decisão do voto. O Pork Barrell em Belém nas Eleições de 2010".

No início da justificativa de seu projeto de pesquisa, que tem 11 páginas, afirma Dornélio:

"A eleição ao governo do Estado do Pará, em 2010, teve aspectos relevantes na busca da conquista do voto do eleitor, especialmente na capital, Belém. O governo constituído em 2006, do PT, ao longo de seu mandado, pouco correspondeu às expectativas da população.

Tanto que pesquisas de opinião realizadas no período, concluíam que o governo do Partido dos Trabalhadores vinha tendo avaliação negativa em ascensão. A nove meses da eleição estadual (dezembro de 2009), uma pesquisa de opinião do Instituto de Pesquisa Perspectiva, apontava uma reprovação de 59%.

Ficava claro que a reeleição da governadora Ana Júlia teria grandes dificuldades, levando em consideração o que fala Alberto Carlos Almeida, em “A Cabeça do Eleitor”: ‘Quando a soma de ‘ótimo’ e ‘bom’ de um governo fica acima de 45% - 50%, o cenário é de eleição governista e o favorito é sempre o candidato do governo. Quando a soma de ‘otimo’ e ‘bom’ fica abaixo de 40%, a situação é favorável à oposição (...). Quanto mais abaixo de 40%, pior é a situação do governo (...). Há indefinição quando a soma de ‘ótimo’ e ‘bom’ fica entre 40% e 45%. É nesta situação que acertos e erros de campanha têm mais efeito no resultado da eleição. A avaliação do governo condiciona a estratégia de campanha de todos os candidatos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário