terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pesquisa de mercado é o ponto de partida do empreendedor

Foi ao ar no último domingo de setembro (26) no Programa ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’, uma matéria para o empreendedor que quer montar um negócio próprio e ainda ter sucesso, a dica é a pesquisa de mercado. O estudo ajuda a economizar tempo e dinheiro do empresário. Foram entrevistados os empresários Roberto Saretta, diretor geral da 2Call e Maurício Mansur, da agência Avano.

Segundo Saretta, a 2Call apostou em um sistema de franchising para ganhar mercado e abrangência nacional. Esta vantagem competitiva foi apontada pelas pesquisas, e deu base para a rápida expansão da marca e garantiu segurança para grandes marcas optarem por campanhas mobile pela 2Call.

Neste caso, a pesquisa de mercado é tão importante que já faz parte do investimento inicial do negócio. Roberto investiu R$ 100 mil para desenvolver um software que envia campanhas de marketing para celulares via bluetooth. E o empresário não teve dúvida em investir mais R$ 20 mil só para pesquisar e analisar o mercado antes de abrir o negócio.

Para ter certeza do sucesso do negócio, o empresário contratou o consultor Maurício Mansur, especializado em marketing estratégico.

“A gente entende quais são os pontos fortes, fracos do mercado, dos concorrentes, as necessidades do consumidor e a gente indica olha tem espaço no mercado pra uma empresa com essa proposta de valor, com essas características que o cliente quer comprar”, diz Maurício Mansur.

O consultor pesquisou durante três meses o mercado de campanhas via celular. A pesquisa revelou que a melhor maneira de expandir o negócio seria pelo sistema de franquia.

“Escolhemos o modelo de franshising por ter o comprometimento de cada parceiro aí na praça, a gente tem o conhecimento de cada parceiro, já tem o conhecimento na praça, a gente conseguiria uma expansão muito mais rápida e atingiria as principais capitais num curto espaço de tempo”, garante Roberto.

A pesquisa foi essencial para o negócio dar certo e crescer. Hoje o empresário tem uma rede de 25 franquias no país. Para montar uma unidade, o investimento é de R$ 40 mil. Cada franquia fatura em média R$ 35 mil por mês. Em dois anos, a rede fez mais de 300 ações de marketing em todo o Brasil.

“Sem pesquisa é a mesma de tentar chegar num lugar que a gente não conhece sem um mapa. Então, a gente não sabe o que é que vai encontrar. Pode dar certo sem pesquisa? Pode dar, mas a probabilidade de você errar é muito maior do que se você tenta entender onde você está no mercado”, diz Mauricio.

Fonte: 2call BLOG


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