quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Como integrar o mobile marketing dentro do mix de uma campanha?



EDUARDO MEIRELES
 – 11/08/2010
Atualmente, o mobile marketing está em evidência e é comum alguém dizer que você deve incluí-lo em suas estratégias de marketing. Afinal, o celular é o meio de comunicação mais próximo do cliente, o que garante que a interação seja sempre maior, independente da forma escolhida, que pode ser através de: SMS, torpedo de voz, mobile site, games patrocinados ou conteúdo multimídia via Bluetooth.
Por tratar-se de uma mídia massiva com altíssima efetividade, o custo por impacto é relativamente baixo. Qualquer ação que envolva o mobile marketing é sinônimo de inovação para a marca. Porém, durante o planejamento das estratégias e meios de comunicação da campanha, podem surgir algumas dúvidas. Por onde começar?
Abaixo 5 passos para obter uma campanha mobile altamente eficaz.
Segmentação: Defina o público que deseja atingir: jovens, adultos, classe social, localização geográfica e dependendo da ação, a operadora de telefonia utilizada pelo consumidor ou modelo de aparelho celular
Canal: Em função do público segmentado é possível definir a melhor forma de impactar o consumidor com maior facilidade. E as opções são muitas, é importante avaliar bem o objetivo da campanha com a segmentação definida para escolher o canal de comunicação que pode partir desde mobile sites ou aplicativos com a marca do cliente registrada, para acesso gratuito do público, ou até mesmo envio de campanhas interativas via Bluetooth marketing. Em muitos casos aplicativos e mobile sites ainda recebem patrocínio de empresas que expõe suas marcas para as milhares de pessoas que baixam esses aplicativos para seus celulares.
Distribuição: Agora, temos a segmentação correta e o canal. Neste momento, devemos definir a forma de distribuição da campanha móvel: gratuitamente via Bluetooth, download via WAP ou através de números promocionais com acesso via palavras-chave. Os elementos decisivos para definir a forma são: custo para o usuário fina e também identificar se há restrições geográficas para determinadas áreas ou locais que possam impedir os acessos.
Mensurar resultados: As empresas de mobile marketing, assim como a 2Call, ao final de cada campanha executada, fornecem relatórios detalhados sobre a efetividade da ação. Uma das grandes vantagens das campanhas mobile é a flexibilidade para lidar com distintas variáveis (canal e distribuição) para incrementar o desempenho e ampliar a área da ação.
Apoio de mídia ou comunicação visual: Uma campanha móvel nunca deve ser executada isoladamente. É importante integrar no planejamento, canais tradicionais de divulgação, como: televisão, rádio, promotoras e outros. Essa será a garantia que o usuário aprenda e adote o produto tecnológico rapidamente, o que irá gerar o buzz marketing para potencializar a campanha.
Com estes cinco elementos básicos, a única coisa que não pode faltar na campanha da sua marca é a criatividade para realizar ações de relacionamento, branding, lançamentos, captação de novos clientes. O celular, como meio de comunicação possibilita a realização de diversas ações. Coloque as suas melhores ideias em prática!

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